terça-feira, 26 de abril de 2011

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA - 29 DE ABRIL


         O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança. A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno. Entre os objetivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior. Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo.
         Em particular, o prof. Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública". O foco do Dia da Dança está na educação infantil. O CID alerta os estabelecimentos que contatem o seu Ministério da Educação com as propostas para celebrar este dia em todas escolas, escrevendo redações sobre dança, desenhando imagens de dança, dançando em ruas, etc. Enfim, manifestando em crianças e consequentemente nos adultos, a vontade e importância da dança arte na vida do ser humano

terça-feira, 19 de abril de 2011

FILMES DE DANÇA - APROVEITE



- Ritmo Quente
- Dirty Dancing
- Poder do Ritmo
- O Fantasma da Ópera
- Dance with me
- Mad not Ballroom
- Momento de Decisão
- Amor sublime amor
- Shall me Dance
- Dançando par vencer
- De corpo e alma
- Sob a luz da fama 

quinta-feira, 14 de abril de 2011

DANÇA NO TEMPO - PARTE 2


RUDOLF VON LABAN

         Preocupava-se em expressar as emoções por meio do movimento do corpo humano. Para ele, esse movimento era a manifestação exterior de sentimento interior. Os componentes essenciais para a dança segundo Laban são espaço, tempo e peso. Ele determinava a dinâmica do movimento e as mudanças contínuas entre o equilíbrio e o desequilíbrio. Laban percebeu que para cada contração muscular havia um relaxamento, e a partir daí libertou o movimento de todas suas restrições, liberou o espaço e os passos cadenciados e partiu em busca de uma harmonia total entre corpo e alma por meio do movimento.

DORIS HUMPREY

         Sua técnica tinha um principio básico: para toda queda, havia uma recuperação e o movimento se desenvolvia entre duas formas de desequilíbrio. Ela dizia: “O movimento é um arco entre duas mortes”. Inspirava-se no idealismo social da época e o movimento em si era sempre o mais importante. Suas coreografias tinham como propósito a denúncia da sociedade, e a de maior sucesso foi Inquest, em 1944.

MAURICE BÉJART

         Retratou sues medos, testemunhou sua solidão e as realidades sociais da época em coreografias solo. Dizia: “Quero chocar para acordar e conscientizar as pessoas”. Para mim, a base da dança clássica é indispensável para adquirir o conhecimento do corpo”. A dança de Maurice Béjart era prospectiva, ou seja, dançava sempre o futuro, ou melhor, o que ele achava que estava por vir, não que ele negasse o passado, mas o aproveitava para deduzir o futuro.

MARY WIGMAN

         Foi aluna de Jacques-Dalcroze e seus movimentos sempre tinham que estar associados à música, e seus solos sem música não comoveram Dalcroze. Tornou-se, então aluna de Laban para depois tornar-se sua assistente, pois ambos acreditavam na inspiração do movimento em si, e não na música. Wigman disse: “Laban criou para a dança aquilo que é harmonia na música. As coreografias de Wigman eram caracterizadas por gestos decididos, simples e estilizados.